Buscar receitas

Como fazer chamuças de legumes 

Massas

Como fazer chamuças de legumes 

Share

Como fazer chamuças de legumes

(Para 5 pessoas)


A chamuça, (samusa ou samosa) é uma espécie de pastel folhado frito de origem indiana. As formas mais comuns de fazê-as são assando-as no forno ou fritá-las, como mencionado. Você pode utilizar uma infinidade de recheios, mas sem dúvida, os que fazem muito sucesso são os que utilizam carne ou vegetais em sua composição. Nós preparamos uma receita fácil, simples e rápida de como fazer chamuças de legumes que é realmente deliciosa.

 

Como fazer chamuças de legumes

Appetizersusa 

 

Ingredientes

uma cenoura aos cubos
200 gramas de batata doce, cortada aos cubos
85 g de ervilhas
duas colheres de sopa de óleo vegetal
uma cebola média picada
1 dente de alho picado
1 pedaço de gengibre fresco com 2 cm, ralado
uma colher de chá de açafrão da índia em pó
uma colher de chá de cominhos moidos
meia colher de chá de piripiri, ou outra pimenta picante
meia colher de chá de canela e maçã
uma colher de chá de sumo de
óleo vegetal para fritar
sal a gosto

 

Massa

150 g de farinha de trigo simples, com mais um pouco para polvilhar
3 colheres de sopa de manteiga
4 colheres de sopa de leite morno

Modo de Preparo

Numa caçarola com água fervente, junte a cenoura e cozinhe durante 4 minutos. coloque a batata doce e cozinhe durante uns 5 minutos, depois adicione as ervilhas e coza durante mais 3 minutos. Escorra.

Aqueça a caçarola em fogo médio, depois adicione duas colheres de sopa de óleo vegetal. Coloque a cebola, o alho, o gengibre, as especiarias e o suco de limão e refogue, mexendo durante 3 a 4 minutos. Adicione os legumes e tempere a gosto com sal e pimenta. Cozinhe mexendo durante 2 minutos. Retire do fogo e deixe esfriar durante 15 minutos.

Para fazer a massa coloque a farinha numa tigela juntamente com a manteiga. Adicione o leite e misture até obter uma massa. Agora, amasse ligeiramente e divida em 4 porções.

Numa superfície polvilhada com farinha, enrole em bolas, depois distenda em rodelas de cerca de 15 cm de diâmetro. Corte o meio cada rodela de massa e distribua o recheio por entre as meias rodelas. Pincele as bordas com água, dobre cada uma Num triângulo e Sele as bordas.

Aqueça cerca de 3 centímetros de óleo numa frigideira entre 180 e 190° ou até um cubo de pão tostar em uns 30 segundos. Fritar as chamuças em grupos, durante 3 a 4 minutos ou até dourarem. Escorra em papel de cozinha e sirva-as quentes com rodelas de limão.

 

Você também pode gostar da Receita fácil:  Como fazer carne com curry e coco

 

Gostou da receita fácil e rápida de Como fazer chamuças de legumes? Então, compartilhe com seus amigos e siga-nos nas redes sociais!

Saiba mais em Receitas Fáceis

Tags:
Receita anterior
Próxima receita

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Next Up